1

14 Gafes de festa que devem ser evitadas


 Amigos e parentes,muita comida e dança. Estes são alguns dos ingredientes desta misturinha que chamamos de festa e que todo mundo gosta,afinal comemorar uma conquista ou um momento especial com quem se ama não tem preço! Mas esta mistura pode ser um sucesso ou um fracasso e muitas vezes não sabemos nem o porque. Por isso seja você anfitrião ou convidado existem certas regrinhas que devem ser seguidas e situações que podem (e devem) ser evitadas para que não haja constrangimento para ninguém e todos poderem curtir com tranquilidade.
Por isso no post de hoje fiz uma listinha de 14 situações como essas e como evita-las,prontos para ler? Clique em Mais Informações!



Para o Anfitrião:

1) Deixar faltar comida e/ou bebida
Super básica,e quase todo mundo sabe,mas,não custa nada ressaltar aqui. É uma gafe gigante deixar faltar comida ou bebida na festa,mas,felizmente existe uma maneira bem fácil de contornar este problema: Calculando! Com uma formula simples é possível descobrir quanto de comida e bebida vai ser necessário,mas vale sempre colocar uma margem a mais para que não haja nenhum risco de faltar (afinal antes sobrar do que faltar,em uma festa o menos é  mais não existe quando se fala em comida )
O calculo é  feito da seguinte maneira:

1) Considere o tempo da festa,se durar mais de 5 h os convidados vão comer e beber bem mais do que se fosse mais rápido.
2) Veja a faixa etária da festa: quanto mais jovem mais irão comer,e as mulheres tem tendencia a comer menos que os homens.

Depois siga estes cálculos:

Salgadinhos/Canapés:Tendo 5 tipos é de 10 a 12 por pessoa

Pratos Quentes: "Um por um",ou seja um prato de cada por convidado.

Queijos e Frios: 150 g por pessoa e 50 g por pessoa de pão.

Churrasco: 300 g de carne por pessoa, 300 g de cada acompanhamento (salada,legume,fruta,etc) por pessoa, 100 g de farofa por pessoa,e 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne (depende da churrasqueira).

Pizza: Em estilo "buffet de Pizza" o pedaço é menor que o comum (1/3 do  tamanho de um pedaço de pizza família),o calculo é 8 pedaços de salgado e 3 de doce por pessoa

Almoço ou Jantar: 50 g de arroz cru por pessoa,300 g de peixe/carne/frango por pessoa e 150 g de acompanhamento (salada,legume,fruta,etc) por pessoa.

Doce:  tendo de 4 a 8 tipos de 3 a 12 unidades por pessoa.

Bem casados: de 2 a 3 por pessoa.

Bolo: 100 g por pessoa

Para as bebidas,citando as mais comuns:

1) Novamente é preciso atentar para a faixa etária,sexo dos convidados e época da festa. Jovens bebem mais e crianças bebem a metade de um adulto,e quanto mais quente mais necessidade de bebida;

Para refrigerante: 400 ml por pessoa se houverem outras bebidas e 600 ml se houver apenas refrigerante e água.
Para água: 200 ml por pessoa
Para cerveja: 2 garrafas por pessoa se houver apenas cerveja ou 1 garrafa para 4 convidados se for servido vinho tinto ou branco. 

2) Fazer a pista de dança muito grande
Outra gafe básica,mas que muita gente comete. Ao delimitar o espaço para pista procure deixar um espaço de pequeno a médio,dependendo da quantidade de convidados,para que pareça que a pista esteja sempre cheia.

3) Esquecer de convidar alguém.
Tudo bem,nem sempre temos dinheiro para convidar todo mundo,mas mesmo que sua festa seja para poucos convidados não vale esquecer ninguém ou convidar contando que vai faltar,porque  pensou que gafe ter o convite e ser barrado na entrada?

4) Errar na colocação dos lugares
Nem sempre a festa tem os lugares predeterminados,e isso é sempre uma dica útil,mas é preciso conhecimento e calma para isso.
Quem é mais velho deve ficar mais longe da fonte de som e o mais perto do banheiro possível.
Pessoas da mesma faixa etária devem ficar próximas para estimular conversas,e claro,não esquecendo que a pior gafe é colocar aquelas duas tias que não se dão sentadas lado a lado,né?

5)Alugar o salão errado
O aluguel do salão é muito importante. Alugar um salão maior que o numero de convidados é querer que sua festa pareça sempre vazia,e alugar um salão menor é querer deixar todos os convidados amontoados. Alugar uma salão muito longe do local de onde a maioria dos convidados vai vir é querer que muitos faltem. Não esqueça de colocar um mapa no convite,para ninguém se perca.

6) Começar os planejamentos com pouca antecedência
Começar tarde demais é querer ficar louca procurando itens,datas e fornecedores.

7) Exagerar nas atrações
 Atracões são ótimas: divertem e surpreendem todos,mais exagerar nelas é uma gafe sem tamanho,afinal não queremos que nossa festa vire um Carnaval de Atrações e que ninguém consiga aproveitar.

8) Não usar Confirmação de Presença
Confirmação ou RSPV é um recurso que deve ser usado em qualquer tipo de festa,ele é necessário para o anfitrião fazer os cálculos de comida e outros itens da festa.

9) Não aproveitar a festa
Querer ficar comprimento todos e correndo atras de comida em falta e etc,e não aproveitar é uma gafe grave. Relaxe e aproveite.



Para o convidado:

1) Não usar o traje adequado
Se o anfitrião estipula o traje é melhor seguir,afinal já pensou que gafe só você usando um traje esporte  se o pedido foi o passeio?

2) Errar no presente
Tudo bem,nem sempre conhecemos tao bem o anfitrião a ponto de acertar em cheio no presente,neste caso apostar em roupas,perfumes,sapatos e livros não é uma boa ideia,sendo assim o melhor é apostar em itens de decoração,filmes ou vales presentes.

3) Beber demais
Esta é obvia... ficar bêbado em uma festa é uma gafe horrorosa,mesmo. Não estou dizendo que não se pode beber,pode sim,mas com moderação,ok? E...claro não beber se for dirigir.

4) Chegar cedo demais
 Não...ninguém é noiva para ter o direito de chegar atrasado (nem para elas este costume cai muito bem),mas chegar cedo demais é gafe tanto quanto chegar atrasado,afinal...já pensou chegar cedo e os anfitriões não terem chegado? #Mico

5) Querer chamar mais atençao que o anfitriao
Usar uma roupa provocante demais,dançar enlouquecidamente e etc...
Tudo bem que festa é liberdade,mas nao exagere,ok? O anfitriao é o centro das atençoes,por isso manere.

 


 

Um comentário:

  1. Festa é uma delícia,porém quando somos nós que estamos fazendo é super cansativo,prazeroso,porém cansativo.
    Porque como vc mesmo listou aqui no blog, são muitas coisas que não devemos esquecer e no final acabamos esquecendo e sendo falada também.Tá ai a tal "gafe" Rsrrs
    Mas o que importa é que a pessoa que recebeu a festa tenha gostado.
    Ótimas dicas,parabéns!
    Com carinho,
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou das Postagens???
Tem Dúvidas???
Comente !!!!
A Srta. Coruja está sempre pronta a ti responder!!!
Só não vale palavras de escalão,ok???